"Conhecer sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros."
Carl Jung

Psicoterapia
A Psicoterapia propõe ao indivíduo um trabalho de ampliação do autoconhecimento e um caminho de individuação, por meio da integração da psique. Ao longo desse percurso, o paciente tem a possibilidade de reconhecer e ampliar seus recursos psíquicos para lidar com situações de sua vida ou com condições subjetivas.
O processo psicoterapêutico também auxilia o sujeito a encontrar caminhos para lidar da melhor forma possível com as suas questões emocionais e sofrimentos psíquicos, o que inclui se conectar consigo, trabalhar relações interpessoais, estresse, ansiedade, dentre outras questões.
O principal meio utilizado na psicoterapia com adultos é a fala, ou seja, o diálogo entre paciente e profissional. É através da fala que o paciente tem a possibilidade de criar narrativas, escutar a si mesmo, fazer associações e elaborar. Já com as crianças esta possibilidade de criação de narrativas e elaboração se dá pela ludicidade, principalmente por meio do brincar e do jogo simbólico.
A relação é baseada em uma atitude empática, com escuta livre de julgamentos. O psicólogo, por meio de um espaço de escuta atento e acolhedor, procura ajudar o paciente a encontrar caminhos para acessar seu mundo interno e a maneira como são vivenciados seus sentimentos e experiências pessoais e, ao conhecê-los e compreendê-los, encontrar formas de resinificar o que causa sofrimento, possibilitando que o indivíduo se abra a novas possibilidades e vivências.